Como eu deixei a dashboard do site mais rápida

Quem me conhece pessoalmente sabe o tanto que sou apaixonado pelo Vanilla JS (ou para os menos íntimos: javascript nativo ou até mesmo javascript puro). Por toda a minha vida no desenvolvimento web eu sempre dei preferência para escrever tudo usando o Vanilla JS, e posso dizer que esta paixão começou a no mínimo 11 anos. Não vou dizer que nunca utilizei uma jQuery, sim, eu já utilizei, porém não sou e nunca fui muito fã dela. Minha aversão não chega a ser pela lib, que diga-se de passagem é ótima. Minha aversão é ao que ela criou. Infelizmente ela criou usuários burros. Burros ao ponto de que preferem ir atrás de um plugin 100% pronto para o seu problema do que pensar por um instante na solução e ele mesmo desenvolver. Não digo que buscar algo pronto é errado, isso é certo e nos poupa muito tempo, mas muitos usuários da jQuery na maioria das vezes só sabem reutilizar código, não sabem escrever, o que traz uma desvantagem enorme para o seu projeto. E aí meu amigo, o projeto vira aquela macarronada.
Eu sou muito fã de que menos é mais, de que menos já fará o seu site carregar mais rápido e carregar mais rápido significa chamar a atenção do seu visitante, ao contrário de um site lento que fará o visitante sair sem nem mesmo esperar carregar tudo. Com o acesso mobile cada vez mais em alta, nós devemos sempre pensar nisso.
Ao longo desses 11 anos (apesar de já desenvolver pra web desde 2000), vim criando minha própria lib em Vanilla JS, aperfeiçoando e sempre usando em meus projetos. E foi assim que todo o aplicativo Rastreador de Pacotes foi feito, usando minha própria lib, mas sim, também algumas libs de terceiro, mas o core da aplicação era minha própria lib.
Apesar de eu ser um grande apaixonado pelo Vanilla JS, sempre venho lendo sobre AngularJS, ReactJS e VueJS pois suas propostas chamam muito a minha atenção. Um tempo atrás eu cheguei a tentar utilizar o AngularJS, fiz alguns testes e fiquei um tanto espantado com o seu poder. Cheguei a tentar o ReactJS, mas a primeira vista me pareceu muito complicado para o que eu queria. Decidi ler mais sobre o VueJS, me aprofundei e criei exemplos, e pronto, me apaixonei pela sua facilidade e simplicidade. Com o VueJS eu fiz rapidamente mais com menos. Acabei escolhendo o VueJS para utilizar no novo Rastreador de Pacotes pois sua curva de aprendizado foi muito pequena além de ser muito, mais muito recomendado mesmo.
Vim então desde outubro/2016 reformulando toda a dashboard (layout e parte de código), em paralelo com a integração da nossa API com diversos outros códigos de rastreio. Veja AQUI mais detalhes sobre os novos códigos de rastreio. A interface da dashboard foi toda reformulada e novos controles foram adicionados. Foi um trabalho muito árduo, porém muito gratificante.
Temos novas cartas na manga, mas que infelizmente a tecnologia atual ainda não nos permite utilizar, e são pouquíssimos sites brasileiros que já a utilizam. Não posso dizer o que é pois quero sair na frente ;)
Não vou aqui entrar em detalhes sobre o VueJS, pois a intenção aqui não é essa, mas vou dizer que ele é o grande responsável por toda a nossa dashboard estar muito mais rápida e com menos código JS.
A dashboard esta maravilhosa, espero que curta o novo layout e que saiba: estou sempre trabalhando no projeto para torná-lo sempre melhor. Conto sempre com o feedback de vocês ;)
Um forte abraço :D,
Thiago Motta Zappaterra